domingo, 15 de abril de 2012

Mãe que não "trabalha" fora.

Semana passada aqui nos Estados Unidos a reporte Hilary Rosen que contribui para a CNN fez um comentário sobre Ann Romney a esposa do candidato Mórmon Mitt Romney a presidência pelo partido republicano de que ela não poderia contribuir em nada em relação a economia já que "Sua esposa nunca tinha, na verdade, trabalhado um dia em toda sua vida." Primeiramente, Ann Romney fez a escolha de ficar em casa e isso é um direito de cada mulher. Segundo, ela criou 5 filhos, todos meninos, e eu realmente acho que isso é muito trabalho.

Muita gente por aqui ficou ofendida com o comentário, ou melhor critica, mas o mais ridículo é ver outra mulher fazendo algo assim. Eu sempre ouvi amigas comentarem que seus maridos não valorizam o trabalho delas como Donas de casa, o que já é ridículo, mas ouvir isso de outra mulher!

Eu trabalhei a vida toda fora, minha duas primeiras filhas, hoje com 12 e 10 anos foram praticamente criadas por babás ou passaram mais tempo em creches do que na própria casa, mas sabe o que eu tinha no coração? Culpa por não poder criar minhas filhas, culpa por não poder estar com elas ensinado o que elas estavam aprendendo, culpa por não estar perto delas quando elas sentiam dor, ou quando caiam eu não era a primeira a estar com ela. Eu sei que não sou a única mãe que sente culpa e sei que trabalhar fora não era uma opção minha, eu realmente precisava, mas trabalhar fora não foi minha opção, foi obrigação para mim.

Cuidar dos filhos é nosso dever e ficar em casa cumprindo com esse dever é divino e louvável, e além do mais é um trabalho grande, tanto físico quanto emocional.
Em relação a economia, que faz as compras, faz o orçamento familiar, que pechincha, que evita desperdício, e que sabe realmente o preço das coisas, as mãe, pois elas compram, não apenas pagam. Quem entende mais de economia do que elas?

Vamos todas sempre defender o direito de cuidar pessoalmente de nossa família.
Hoje eu tenho a oportunidade de cuidar pessoalmente da minha pequena de 2 anos e estou participando pessoalmente da vida das minha 3 filhas e nunca trabalhei tanto na minha vida.
Acordar cedo, brincar, alimentar, limpar, banhar, levar ao parque, levar para atividades da escola, igreja, casa de amigos, cozinhar, fazer compras, organizar as roupas, lavar, passar... Isso é trabalhar!

Não deixem que ninguém desvalorize ou menospreze este trabalho.

Parabéns para todas as mães que fizeram a escolha de ficar em casa cuidando dos filhos. Parabens para as que fizeram esta escolha, mas mesmo assim teêm que trabalhar fora. Parabens aos maridos que apoiam e valorizam suas esposas por cuidarem de seus filhos, inclusive quando elas não estão trabalhando fora.








11 comentários:

  1. lindo!!!! apoiada,adorei..suas filhas são lindasssss

    ResponderExcluir
  2. eu admiro mesmo quem trabalha fora,e ainda tem todo o trabalho de casa,filhos......
    meu marido me apóia muito,ja passei por fases em que eu me sentia meio pra baixo por ficar somente em casa..n estudar,n ganhar meu dinheiro...mas me ajudou muito ler discursos em especial um sobre maternidade e entender mais sobre esse meu chamado..hj posso dizer q amo o q faço..claroq todas enfrentamos aqueles dias n mt bons,mas agora tenho uma perspectiva melhor quando chegam esses dias....sou muito grata q meu marido me ajuda.e me apoia nesse sagrado papel q desempenho...estou super animada para ter mais um bebe em nosso lar,só tenho um menino de 4..sei q as coisas vão mudar por aqui hehehehe,mas tem coisa melhor q a casa cheia? ehhehe,bjusss
    adoro seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, eu sei que não é facil ver o mundo se movimentando lá fora e nós em casa, mas sabe, a vida no escritorio é cinza, e as frustações menos importantes.
      Eu tenho tres meninas e meu marido tem um rapaz de 16 que mora com a gente e sem duvida, a casa cheia é otima. Náo espere muito, enche logo a casa! hahahaha

      Excluir
  3. ai que lindo blog, ainda não conhecia, parabéns pelas lindas ideias, e claro que eu concordo que vc coloque o meu link na sua listra, para mim é uma honra um beijinho linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada!!! Aparece sempre, ok!? Prometo ter sempre novidades e se sinta a vontade de pedir algo se precisar, vou sempre tentar ajudar. Beijos

      Excluir
  4. Adorei o seu post Adriana! Mesmo aqui no Brasil se escolhemos (e podemos) ficar em casa criando nossos pequenos somos muito desvalorizadas e até criticadas. Várias pessoas (até mesmo membros da igreja) me perguntam se eu trabalho? pq eu não coloco minha filha em uma creche? e eu fico pensando, se eu tenho a oportunidade de ficar em casa para que vou trabalhar fora ou colocar minha filha a cuidado de outros, apenas por capricho? ou para satisfazer uma cultura?

    Sou grata por poder ficar em casa e acompanhar o crescimento da minha filha e poder estar perto quando ela precisa de mim. Respeito e admiro aquelas mães que precisam trabalhar fora e ao mesmo tempo dar a devida atenção aos filhos, sei que nem todas tem o privilégio de poder ficar em casa, mas o Senhor conhece o coração de cada um!

    Obrigada por compartilhar suas experiências e por esse post! Realmente não podemos permitir que nos desvalorizem! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, Estou morando nos EUA a um pouco mais de um ano e vejo muitas Full Time Mom aqui, mas a vida aqui é diferente, creche é caro e baba só por algumas hora, eu não senti muito preconceito abertamente, mas tem, já na igreja o apoio é enorme aqui e eu realmente me sinto "normal", mas no Brasil ficar em casa parece sinônimo de preguiça e isso me deixa arrasada.
      Parabéns por sua decisão, e pelo apoio de sua família.
      Se alguem perguntar, diga: Sou mãe de tempo integral de uma princesa. Chique, né!?
      Beijos

      Excluir
    2. É verdade amiga... sei exatamente o que é isso! Concordo com tudo que disse....Beijos
      Meriellem Souza

      Excluir
  5. Porque vamos delegar o direito e prazer de criar e educar nossos filhos para outras pessoas, não é verdade? Acho que todas nós que trabalhamos apenas "em casa"uma vez ou outra somos discriminadas pela nossa opção. Eu mesma já ouvi da minha própria família: - Mas o que tu faz o dia inteiro? Outro dia eu tave vendo o programa "The Good Wife" e uma advogada da firma engravidou e decidiu parar de advogar para criar sua família. Todos tentavam convencê-la que a empresa dava excelentes benefícios e as melhores creches e falavam pra ela que ela não precisava escolher entre um e outro e poderia fazer os dois. Eu achei bem interessante o que a personagem falou: - Eu quero escolher, eu quero ter esse direito. Em um mundo como o de hoje se nós temos o direito de escolher, devemos escolher nossa família. Ninguém vai criá-los melhor do que nós mesmas. Meu marido me apóia na minha decisão e valoriza cada coisa que éu faço em casa. Na realidade, ele "morre de inveja" de eu poder ficar em casa...hahaha. Ele vive brincando comigo que devemos voltar pro Brasil e eu virar juíza (sou formada em Direito) e ele vai ficar em casa cuidando da família. Eu digo pra ele que esse privilégio é só meu...hehehehe!Amo minha profissão de mãe e devemos cuidar para nós mesmas não nos desvalorizarmos quando falamos: Sou apenas uma mãe, ou dona de casa. Beijos gurias!

    ResponderExcluir
  6. Eu escolhi ficar me casa quando tivesse filhos em uma aula do Instituto no antigo curso Como Conseguir um Casamento Celestial. Decidi naquela época (2000), hoje tenho 3 filhos homens, tenho vários desafios, principalmente financeiros. Mas a decisão foi feita antes, meu marido me apóia, o mais importante de tudo O Pai Celestial me mostra que a minha decisão foi correta. Infelizmente somos criticadas como mulheres e mães por escolhermos o que é melhor e principalmente o que é a vontade do Senhor. Obrigada por postar coisas que nos ajuda a permanecer neste caminho tão longo e maravilhoso o de ser Mãe em Sião.

    ResponderExcluir